Criação.
Odaraye é um grupo de ritmos e danças afro, criado no dia 24 de dezembro de 2010 por três integrantes da casa de culto religioso Ilé Asè Ibà Ilegbà, casa de matriz afro da Nação Ketu onde tem como Orisà patrono do Asè, Elegbára, seguindo a hierarquia Afonjá, tendo como o seu maior idealizador o seu ministro de culto Paulo Ganga D’Esú.
Objetivos e Justificativa.
O grupo foi criado com o objetivo do fortalecimento e resgate dos ritmos e danças de origem afro no Brasil, mais especificamente as que estão relacionadas à religiosidade africana, valorizando e disseminando os Candomblés de Rua que são originariamente brasileiros, como forma de auto-afirmação da cultura afro brasileira.
O grupo Odaraye está qualificado como um bloco afro, que tem hoje suas atividades voltadas para a apresentação principal no carnaval do Rio de Janeiro. No entanto suas atividades e ações não se restringem ao carnaval, mantendo durante a maior parte do ano atividades culturais e sociais, trabalhando no desenvolvimento de projetos de ações afirmativas e que possam gerar benesses a cultura afro-brasileira.
O Odaraye tem função social e comprometimento com os temas que envolvem principalmente a educação e a cultura transmitida a jovens e crianças, bem como os assuntos relacionados à religiosidade afro-brasileira em seus segmentos diversos.
O nome.
Odaraye foi o nome escolhido pelos fundadores com a influência e determinação ancestral. Seu significado de ser interpretado como Coisa Boa na Terra onde ODARÁ = Coisa boa e AYE = Terra. Está neste sentido intimamente ligado a Elegbára em sua manifestação do Senhor das Coisas Boas.
Características.
O grupo tem como cores matrizes o vermelho e o branco que representam a energia vital com a paz, onde o vermelho representa a Vida como sinônimo de alegria, felicidade e Asè, e o branco representando a Paz, como sinônimo de serenidade, paciência e fertilização. Neste sentido o Odaraye em todas as suas formas de manifestação estará com o intuito de transmitir a quem os acompanham a Alegria e Paz, fertilizando a felicidade e propagando o Asè.
Os adornos terão, além das cores, a utilização de búzios e em algumas hipóteses a de ikins como forma de representação simbólica de Odará e Orunmilá Babá Ifá dois Orisás intimamente ligados ao grupo e aos seus representantes.
O Candomblé de Rua.
O nosso candomblé de rua base-se-ar principalmente nos ritmos tradicionais afro como o Ijexá, Alujá e Aguere. Sempre finalizando como originariamente fora criado, com um Samba de Roda, tendo seus desfiles carnavalescos originariamente no Domingo de carnaval nos arredores de sua rede tendo como ponto de partida a mesma e na terça-feira de carnaval juntamente com os blocos de matriz afro no centro da cidade.
Os integrantes.
O Odaraye tem suas atividades pautadas no Estatuto da Associação Cultural Afro-Descendente (ACAD) de onde origina legalmente em cumprimento ao dever desta de criação e incentivo de ações afirmativas, para a manutenção das tradições afro culturais. O Odaraye tem como base do corpo representativo o mesmo eleito e já registrado pela ACAD, não sendo vetada, no entanto futuras modificações como forma democrática de gerir o grupo.
Informações:
Ensaios Abertos, Oficinas e Encontros.
Contato: (21) 3181-7244
Nextel: 921*31541 Id.
E-mail: odaraye@acadcultural.org / odaraye@gmail.com
https://www.facebook.com/odara.ye