- Quem somos
A Associação Cultural Afro Descendente - ACAD, é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 com registro em 2010, pelo ministro de culto de matriz afro, Paulo Roberto C. dos Santos (Paulo Ganga), que juntamente com alguns representantes da casa de culto se reunirão na missão de desenvolver ações efetivas no sentido de preservar, conservar e restaurar as práticas culturais, religiosas e sócio ambientais, que envolvam ações típicas representativas dos povos africanos e das sociedades e comunidades afrodescendentes do Brasil.
- Missão
A ACAD visa desenvolver agindo e atuando junto às entidades governamentais ou não governamentais, junto a própria população e comunidades locais, objetivando a plena aplicação dos princípios constitucionais de acesso à cidadania e aos direitos e garantias individuais, bem como a promoção das práticas culturais e do pleno exercício da educação ambiental,sustentabilidade, preservação e conservação de conhecimento ancestral, mediante o fomento de istrumentos capacitadores da implementação e exercício da educação cultural e socio ambiental, no sentido da formação de uma consciência coletiva, transindividual, em perfeita consonância com os princípios constitucionais.
- Objetivos
A ACAD tem dentre outros objetivos: * Defender, preservar e conservar as práticas culturais afro-brasileira, suas raízes históricas e os seus processos de implementação e execução no Brasil e Exterior. Objetivando o equilíbrio das relações sócio culturais e ambientais das práticas sustentáveis promovidas pelas comunidades afro-brasileiras. * Incentivar a criação e manutenção de Unidades de Conservação, e de áreas para a conservação, pesquisa e estudo onde são encontradas comunidades afro-descendentes, e remanescentes de quilombos e similares. * Educar, informando, sobretudo às crianças e aos adolescentes, em colaboração com os órgãos educacionais, sobre os problemas étnicos e raciais, visando a formação e capacitação de agentes e pequenos observadores. * Difundir noções sobre conservação e preservação da cultura afrobrasileira, etnias, conhecimento tradicional associado, conservação das tradições folclóricas, desenvolvimento e implementação da sustentabilidade, exercício da educação ambiental formal e não formal, de acordo com os moldes do Programa Nacional de Educação Ambiental, estímulo ao cumprimento da legislação específica promotora dos direitos das comunidades afro-descendentes, promovendo cursos, seminários, palestras, conferências, vídeos educativos e campanhas junto a opinião pública, por meio da imprensa e demais veículos de comunicação de massa, tudo objetivando a conscientização coletiva e a eliminação das práticas que ensejam o preconceito racial.
- Atividade e Ações
A ACAD desenvolve e promove algumas atividades e ações de incentivo a afirmação e a divulgação da cultura e da religiosidade afro descendente, são algumas delas: Feira D'Axé GANGA ZUMBA evento bimestral e gratuito, Festival GANGA ZUMBA, Grupo Afro Afoxé ODARAYE, Núcleo Pérola Negra de Promoção de Igualdade Racial, Pesquisas de Campo para desenvolvimento das atividades dentre outras atividades.